domingo, 29 de abril de 2012

Segredos

A nossa equipa vai crescendo…
Quero apresentar-vos a nossa animadora para o Alentejo Litoral: Paula Cusati. Vamos começar a receber notícias das diferentes sessões que irão acontecendo pelas escolas e bibliotecas do sul. Querem saber o que se passa no Cercal? Então leiam estas linhas que ela nos enviou:

"No Dia Mundial do Livro regressámos à Biblioteca Escolar do Agrupamento de Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, para uma sessão de Desafio com a turma 5º B e a sua docente de Português, Carla Grulha, que é também a dinâmica professora bibliotecária (e que nos tinha já recebido em Março para uma sessão de apresentação e demonstração do Cata Livros para os professores). 
Foi uma manhã bem divertida! Os alunos tiveram oportunidade de descobrir o sítio com calma.  Ouviram o conto "Os balões não servem só para voar", do livro Segredos, de António Mota  e Marta Torrão e, seguidamente, cada um imaginou, escreveu e ilustrou a viagem de cada um desses balões!
A professora Carla Grulha segredou-nos uma sua ideia que nasceu a partir desta nossa visita: os alunos irão fazer como o Tio João da história e encher balões com sementes que serão largados com os textos produzidos nesta sessão de Desafio. Aguardamos mais notícias e fotos!"

sábado, 21 de abril de 2012

Banda desenhar na Galopim de Carvalho

Fomos buscar umas imagens ao Galopinices para podermos dar uma ideia mais próxima do ambiente que se gera numa sessão do CATA LIVROS. Vejam o afinco destes alunos da Escola do Pego Longo… Entretanto cá vão chegando mais bandas desenhadas…

quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Se os bichos se vestissem como gente"

Na EB 2.3 Professor Galopim de Carvalho o interesse pelo nosso sítio vai crescendo. Hoje é a vez de falar do 5º B e o 5ª D que responderam a desafios da nossa "casa" lá no Centro de Recursos, com orientação da professora Bibliotecária.. Vejam lá o que eles criaram a partir do livro Se os bichos se vestissem como gente de Luísa Ducla Soares... Não se esqueçam de enviar os desafios para o nosso site!

sábado, 14 de abril de 2012

Recadinhos e Segredos

O Cata Livros esteve outra vez na Escola do Milharado para mais um desafio, desta vez em torno do livro História com Recadinho, de Luísa Dacosta. Foi uma sessão muito participada e serena. Dias antes, na sala de aula, prepararam a sessão lendo o livro e desvendando o rico vocabulário que Luisa Dacosta usa na sua escrita. Surgiram “recadinhos” muito interessantes que, pouco a pouco, vão chegando ao nosso sítio.
Vamos aqui revelar um segredo que muito nos agrada: no dia 6 de Junho, esta turma do 3.º ano vai propor um desafio a outra turma da escola como se fossem animadores oficiais do Cata Livros! Que livro será? Uma coisa é certa, vamos lá estar para certificar a qualidade destes pequenos leitores.
Mais sobre a Biblioteca Esconderijo das Letras aqui.

Uma sessão especial...

No Cata Livros programamos sempre as nossas intervenções com atenção e cuidado, para que não falhe nada na sessão. Podemos até dizer que somos bem organizados e que cumprimos o programado quase sempre. Até que um dia, sem se esperar, surge uma sessão de apresentação original, com outros tempos e respostas ditados por crianças muito especiais: alunos com necessidades educativas especiais. Uns demoram um pouco mais a abordar o sítio, outros muito rápidos e, ainda, há aqueles que preferem explorar as nossas propostas à sua maneira. Mas chegam lá!
Esta semana tivemos a possibilidade de experimentar as potencialidades do sítio CATA LIVROS junto de alunos da unidade de ensino especial da EB 2.3 de Massamá. Aderiram bastante bem às diversas funcionalidades especialmente o “folhear” e “Em voz alta”. Também o “Irrequieto” chamou a atenção por ser uma forma de motivar para a leitura do livro, através de uma pequena animação. Os dois livros abordados nesta sessão de apresentação invulgar foram o Cuquedo (Clara Cunha e Paulo Galindro) e Se os bichos se vestissem como gente, da nossa querida Luísa Ducla Soares (com ilustrações da Teresa Lima), este último arrancou muitas gargalhadas. Depois, com base no livro da Luísa Ducla Soares, partimos para os jogos tendo sido eleito o “Comboio de palavras” como o jogo a explorar. Concluímos que estes alunos conseguem jogar bem o conjunto de propostas apresentadas, variando só no nível (grau de dificuldade), consoante as características de cada um.
Os nossos amigos especiais de Massamá ficaram de responder a um “desafio” proposto pelo sítio. Cá esperamos a resposta.

sábado, 7 de abril de 2012

Já fizemos uma nova amiga: a Biblioteca Escolar "Esconderijo das letras" da escola de S. Miguel do Milharado (Mafra). Foi nesta aldeia bem perto da Venda do Pinheiro que teve lugar mais uma sessão de apresentação do CATA LIVROS numa escola “novinha em folha”.  A primeira de várias sessões junto da comunidade educativa do agrupamento de escolas da Venda do Pinheiro.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Momentos na escola Professor Galopim de Carvalho

Momentos iniciais, brincando com as palavras em torno de "Soletra a letra" de João Manuel Ribeiro
 Descobrindo o sítio...
Fazendo uma pequena fila para o envio do desafio lançado sobre o livro "Soletra a letra"

Imagens de uma sessão bem disposta no Centro de Recursos da Escola Professor  Galopim de Carvalho (Sintra)

o Cata Livros em Sintra

Não poderíamos iniciar este blogue sem referir a amizade que tem vindo a crescer com as escolas do concelho de Sintra, pela mão da Divisão de Educação do município apoiando as nossas sessões junto dos alunos, contribuindo para o aperfeiçoamento do nosso sítio. Guardaremos sempre a memória das primeiras intervenções no agrupamento de escolas Professor Galopim de Carvalho e o entusiasmo contagiante da professora bibliotecária Fátima Rocha. Os alunos que o digam, pois têm vindo a chegar bastantes respostas aos desafios propostos pelo nosso sítio. E querem saber o que os alunos acharam das sessões? Pois aqui fica uma “avaliação” ilustrada do nosso trabalho, feita pelos alunos do 4A da EB1 Mário Cunha Brito 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O CATA LIVROS move-se com o sopro das palavras dos escritores e com a brisa colorida dos ilustradores. Mas, depois o vento muda em sentido contrário e a pequena ventoinha traz de volta notícias dos pequenos leitores que devoraram os livros poisados no balcão das suas bibliotecas, no recreio das escolas e ainda, aconchegados numa história antes de adormecer.
E chegam desenhos, textos, opiniões, fotografias e tantas, tantas perguntas a que os autores respondem por escrito ou nas palavras filmadas. Assim criamos todo um vento que continuamente faz girar a nossa ventoinha com ideias, sonhos de crescer e entendimento do mundo. O nosso blogue recolhe as opiniões que nos chegam, divulga os vendavais de palavras, propõe outras utilizações do nosso sítio e responde a dúvidas na primeira pessoa. Afinal, a ventoinha também se move com a comunicação própria dos leitores bem acordados.
Podem contar connosco, aqui neste espaço que é vosso. Cada vento de professor, aragem de animador, brisa de pai ou assobio de menino não ficará sem resposta: o CATA LIVROS move-se.