sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cata Livros destacado

O Cata Livros mereceu uma breve menção no relatório do EU High Level Group of Experts in Literacy, lançado em setembro de 2012 e no qual, pela primeira vez, é feita uma avaliação dos hábitos leitores e níveis de literacia na União Europeia. Apelidado «Book Digger» pelo relatório, o Cata Livros é apresentado como plataforma on-line pensada para familiarizar as crianças com a literatura de uma forma interativa. Relatório disponível aqui.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Setembro na biblioteca de Cerveira


Venho afirmando que o Cata livros é uma boa ferramenta em contexto de sala infanto-juvenil em Biblioteca Pública. Prova disso é a atividade desenvolvida pela Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira ao longo dos meses de Verão. O mediador da leitura Rui Romeu enviou-nos notícias fresquinhas sobre as sessões que tem vindo a desenvolver com os jovens utilizadores da biblioteca. Exploraram o nosso sítio e responderam a dois desafios (em breve serão publicados). Durante 4 dias cataram livros, conheceram autores. São uns amigos especiais! Até fizeram um cartaz para o acontecimento. Ora vejam as fotografias que nos enviaram:
Mostrando as respostas aos desafios...

domingo, 9 de setembro de 2012

Próximas formações do Cata Livros




"Catar no Cata Livros: Como bem aproveitar um sítio com vista para o livro"
respondendo aqueles que querem saber quando se realizam as nossas formações aqui vão os próximos locais e datas:
Sessão de apresentação (duração de 3 h) - Biblioteca Municipal de Oeiras - 26 de Setembro, 10h
Sessão de apresentação (duração de 3 h) - Biblioteca Municipal de Oeiras - 3 de Outubro, 10h
Sessão de apresentação e demonstração (duração de 5h30) -Biblioteca da Malveira (C.M. Mafra) - 6 de Outubro, 10h
Sessão de apresentação (duração de 3h) - Biblioteca Municipal de santiago do Cacém - 13 de Outubro.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O Cata Livros no Moinho da Juventude

É preciso ter tempo, disponibilidade para promover a leitura; trata-se de uma relação especial em que o mais importante é a pessoa, o leitor. Levar o Cata Livros à Cova da Moura, ao espaço da histórica Associação Cultural Moinho da Juventude é tarefa que requer tempo e entendimento da especificidade da comunidade local. Feito isto, a proposta fica e é mesmo acolhida onde é mais necessária. Ao longo de um dia muito quente fomos trabalhando com os meninos, os jovens e os “Peritos da experiência” (animadores locais). Apresentámos o nosso sítio e propusemos o desafio “Trava Línguas” do livro “Soletra a letra” de João Manuel Ribeiro. Ficou o compromisso de voltar para uma formação de monitores e educadores. Esteve connosco a Sónia Guerra Marques que se entrosou muito bem com a dinâmica gerada e vai levar as nossas sessões para Angola. Quanto às respostas aos desafios…ficamos à espera.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O digital e a promoção do livro e da leitura

A tertúlia/debate sobre “o digital e a promoção do livro e da leitura” que teve lugar à sombra do montinho alentejano nas Palavras Andarilhas foi bastante concorrida. Um público composto maioritariamente por professores bibliotecários escutou atentamente o professor Carlos Pinheiro, debateu diferentes questões e procurou respostas para perguntas muito atuais:
- Quais os principais receios dos educadores face à leitura digital
-A leitura digital nas idades mais precoces aparece muito associada à interatividade e ao carácter lúdico. Ajuda isto na construção de futuros leitores?
- O digital pode constituir um incentivo à leitura e propiciar o aumento dos índices de leitura/literacia?
- Como desenvolver a capacidade de concentração (necessária a uma leitura profunda) para promover a leitura no digital?
- Começar em paralelo digital/impresso?
-Vantagens do digital face ao impresso?
- A facilidade de publicação na net não poderá "desvirtuar" a noção de autoria e "livro"=obra literária?
-Qual o papel das Bibliotecas na mediação da leitura digital?
-A leitura no digital em idades precoces pode conduzir a uma leitura mais extensiva em jovens, adultos nos tablets?
Eis algumas questões surgidas no animado debate.
Falámos das potencialidades do nosso sítio e suas características, “abrindo o apetite” para a sessão de formação que teve lugar no dia seguinte na biblioteca escolar da escola secundária Diogo Gouveia.  Uma palavra de apreço pela atenção e apoio que nos prestaram na bem apetrechada biblioteca escolar. Ao longo do encontro foi notória a curiosidade dos participantes sobre o nosso projeto, tendo surgido um bom número de solicitações para futuras ações do Cata Livros.